quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Enfim... Na Ilha!

Olá Amigos,

Vocês devem ter percebido que eu mudei o nome do meu blog. Se não perceberam, Sim mudei! 
Vamos às explicações...
Quando aconteceu a ideia de intercâmbio a ideia original sempre foi Canada. O problema estava em que cidade iríamos: Vancouver ou Toranto - dúvida de praxe! Ao final das pesquisas de clima, tamanho de cidade, proximidade da natureza e outros mimimis escolhemos Vancouver. Aconteceu que, o Beto tinha pesquisado muitos cursos/programas variando entre técnico, bacharel e pós-graduação. Sim! O Beto, assim como eu, já é formado em Ciências Biológicas. Entretanto aqui no Canada o sistema é outro: As Universidades oferecem cursos modulares e conforme a quantidade de módulos você recebe uma nomeação dentro do programa (Associate Degree, Bachelor, Certificates, Diplomas, Post-Degree and Master´s Degree). Enfim, o Beto acabou escolhendo um curso que era oferecido em duas Universidades, sendo uma em Vancouver e outro em Nanaimo. Nós achávamos, ou eu achei, que ele escolheria a Universidade de Vancouver, por ser uma cidade maior e poder oferecer mais recursos e mimimi, BUT ele escolheu o curso de Nanaimo. Nossos planos tiveram que mudar e muito, afinal eu tinha pago já para a escola de Inglês o valor do curso para 06 meses, enquanto ele pagou para 03 meses e em ambas as Universidades o programa começaria em Setembro. Bom, ele se mudou para Ilha e assim que acabou meu curso de Inglês eu me mudei também! E assim o blog também mudou de nome, já que deixamos a cidade de Vancouver.

Este post vai ser então uma reflexão da cidade de Vancouver... Ontem eu estava procurando um canal de brasileiro no Canada para ver o que de interessante eles têm a dizer e tudo que ouvi foi comparações esdruxulas entre Brasil e Canadá, como se a vida aqui fosse fácil. E sinceramente, não gostei do que ouvi. Apesar de concordar que o Brasil precisa melhorar muito, não acho digno estar aqui e "mal-dizer" o Brasil, afinal a vida aqui é normal, assim como é no Brasil o cidadão precisa se esforçar para viver - acordar cedo, ir para a escola ou para o trabalho, voltar do trabalho e fazer comida, limpar a casa, o jardim (quando tem), ir ao mercado e se deparar com preços altos de alguns produtos, etc. Sem contar que: O brasileiro gosta de falar NO CANADA, em uma generalização ridícula de uma experiência vivida em Vancouver ou Toronto. Acho melhor dizerem EM VANCOUVER ou EM TORONTO e clarificar as informações. Como um exemplo nítido é o transporte público: EM VANCOUVER é muito bem funcional, existe muitas linhas de ônibus, existe um Skytrain que consegue cobrir uma grande região, inclusive consigo comprar com São Paulo. Nos horários de pico o Skytrain é lotado de tal forma que às vezes eu tinha que esperar outro, pois não conseguia entrar e quando entrava fica apertada, assim como acontecia comigo no Brasil. Agora EM NANAIMO o transporte público não é nada funcional, existem poucas linhas e o intervalo de um ônibus para outro é de aproximadamente 01 hora. Sim, meus amigos... em país de primeiro mundo também existe problema de transporte. E para chegar na Ilha que você precisa utilizar a Ferry que custa $16,90 por trecho!!! Quando você está de férias, à passeio, OK! Mas quando você precisa dela com uma certa frequência o preço final é bem salgadinho!
Quanto ao custo de vida: EM VANCOUVER, por ser uma cidade "grande" você tem opções, o que torna o mercado mais competitivo e uma variação de preços. Entretanto alguns itens não tem como fugir dos supermercados, apesar de existir um "marca" onde tudo é mais barato - o NO FRILLS. EM NANAIMO não tem NO FRILLS, mas temos o SAVE-ON-FOOD que é bom. O que sempre acontece EM VANCOUVER ou NANAIMO são as promoções mega boas, mas você precisa ir no mercado quase todo dia, porque as promoções são bemmmmmm relâmpagos!  AH! Essas promoções não acontecem só em mercados, mas em todos os ramos do comércio aqui! Bem legal!
Emfim... Para os futuros intercambistas, não se encham de expectativas referente à sua Host Family, pois isso é negócio entre as famílias que morar aqui e as escolas, muitas famílias fazem por dinheiro e não porque gostam de receber pessoas em casa. Muitos alugam todos os quartos da casa e acabam morando na casa dos fundos! Você poderá ter mais contato com outros intercambistas do que com a família! É normal! Outra coisa é: Os canadenses não costumam participar desses programas. Então suas chances de morar e conviver com canadense para vivenciar a cultura canadense e coisa e tal são bem pequenas, mas é possível! Tive amiga que morou com canadense e não gostou, assim como tive amiga que morou com Filipinos e gostou. Eu não tive muito o que reclamar, já sabia que a família poderia não ser canadense e NÃO FOI, eles eram Filipinos. O que estranhei foi o fato de não ter sido muito bem recebida como pensei que seria, se vi a família 05 vezes dentro de um mês foi muito. Tivemos mais contato com a "mãe" que nos recebeu e no final para devolver as chaves. Se eles tinham algo para falar conosco, eles deixam bilhetes no quarto. 

Uma lista dos meus conselhos para quem vai à Vancouver é:
1. Traga guarda-chuvas: é essencial e aqui é caro! $6 - $20
2. Traga sapatos à prova d´água (botas de borracha): todo mundo usa, mesmo ficando com cara de lavadeiras de quintal, mas é essencial e, também é caro! $60 - $200
3. Traga jaqueta à prova d´água: Talvez é mais essencial do que o gurda-chuva! As chuvas não costumam ser fortes, você vê muita gente andando na rua sem guarda-chuva.
4. Se puder, escolha sua acomodação em Downtown. É extremamente conveniente, um pouco mais caro, mas dividindo apartamento... você consegue pagar.
Obs. Tome cuidado com os apartamentos superlotados! É super normal em um ap de 02 dorm. você ter 05 pessoas morando junto. Eu não morei assim, mas acho que é super difícil conviver com 05 que você nunca viu na vida. E quem dirá de países e culturas diferentes!
5.  Se desprenda de todo e qualquer preconceito que você tenha: O Canada é multicultural e os imigrantes não deixam suas culturas, eles às mantêm aqui também! E claro, aqui tem imigrante de todo o mundo... Além do que os canadenses são mente aberta para tudo... sem julgamentos! Os canadenses não reparam em absolutamente nada!
6. Trabalho: Você irá precisar trabalhar! Vancouver é uma cidade tentadora! Existe muitos pubs, restaurantes, baladas, lojas, shoppings, etc... Se você não cuidar seu dinheiro voa! E então chegará o momento de trabalhar... Tudo bem! O trabalho enobrece o homem! Mas MENINAS cuidado, muitas de nós acha que é descriminação, mas NÃO É... DISHWASHER é extremamente HARD! Principalmente em restaurantes de grande movimento e no último turno do fechamento... Há eu fiz tudoooo isso! É com conhecimento de causa que digo, procurem evitar esse trabalho, muitos meninos começam e depois pedem para sair - É NORMAL!!! Quanto à SERVER, é bem mais tranquilo e as vezes divertido, mas fiquem atentas às TIPs (gorjetas)... Os outros serves não costumam ser honestos com isso!
Quanto ao pagamento, o mínimo por hora é $10.25 e costumam ser pagos a cada 15 dias, ou seja, dia 01 e dia 30 de cada mês. Já as TIPs depende de cada lugar, mas podem ser pagas semanalmente (toda sexta-feira, por exemplo) ou diariamente ao final do turno.




Vancouver Downtown



Canada Place














Foram essas as minhas impressões mais impressionantes de Vancouver... foi bom o tempo que passei lá, aprendi muita coisa, conheci muita gente, conheci muitas culturas, ouvi muitas estórias, conheci muitos lugares, passei muita coisa lá - Principalmente quando eu não tinha mais o Beto do meu lado sempre...

E agora NANAIMO que já estou amando, novas experiências...


E ontem à noite chegamos à -2ºC... Enfim temperaturas negativas, mas sem neve! Vejam o vídeo que fiz mostrando a "geada" e falando do sistema de lixo aqui EM NANAIMO!


Até breve!

sábado, 8 de novembro de 2014

Lynn Canyon!

Olá Amigos,

Hoje vou apresentar para vocês um lugar muito lindo que visitamos em Agosto. Sim! Estamos muito atrasados nas novidades!
A verdade é que este tempo o Beto ficou com o notebook aqui em Nanaimo!
Vocês notaram que eu disse "aqui" em Nananimo? Pois é... essa é a última das novidades! Já me mudei para Nanaimo também! Faz uma semana que sou moradora oficial de Nanaimo, não escrevi antes porque estávamos arrumando a casa que alugamos sem nenhuma mobília! Foi uma semana bem agitada, mas em tempo record estamos com a casa já mobiliada e com TV, Internet e telefone! 

Mas... este post é sobre o Lynn Canyon, um dos milhares parques existentes em Vancouver. Ele é bem visitado, inclusive por ter uma ponte super alta, parecida com a ponte do Capilano Park. A diferença está no preço! Enquanto para passar pela ponte suspensa no Capilano Park você tem que pagar $30,00 a ponte suspensa do Lynn Canyon é gratuita! Motivo este que escolhemos o Lynn Canyon para conhecer...


Essa é a Suspension Bridge!

Uma das várias opções de trilha no Park!
Um dos lagos e queda d´água! (Sim! É permitido nadar, se você tiver coragem!)


Nós não tivemos coragem de entrar na água!

Água cristalina!

Apesar de ter muitas pedras, os banhistas pulam lá de cima!

Eles encaram isso como uma "prainha"! Aqui fica os banhistas menos audaciosos!

Nós, curtindo a "prainha"!


Queda d´água vista de cima (de onde os audaciosos pulam)!